Compras para Dia dos Namorados devem aquecer comércio

0
9

Última data comemorativa do primeiro semestre, o Dia dos Namorados promete movimentar o comércio nos próximos dias em Santa Catarina. A expectativa é de gasto médio de R$ 175,01, valor 2,6% maior do que o apurado em 2016 (R$ 170,60), conforme a Pesquisa de Intenção de Compras para o período, realizada pela Fecomércio SC.
Brusque tem uma grande vantagem, segundo o presidente do Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista (Sindilojas), Marcelo Gevaerd, pois a pesquisa aponta o setor de roupas como o mais procurado, com 46%. “Esperamos ter um bom resultado em vendas nessa data, já que nossa cidade tem um grande polo de confecção, com lojas concentradas na rodovia Antônio Heil, no Centro da cidade e nos bairros. Acreditamos em um movimento forte no comércio, principalmente nesse final de semana, com o frio voltando à nossa região, depois de tantos dias de chuva e temperaturas amenas”, comenta.

Melhora financeira
A mudança na percepção da situação financeira explica a alta: 37,6% declararam estar melhor do que o ano anterior, 31,2% apontaram que permanecem igual e outros 31,2% afirmaram que estão pior. Em 2016, o percentual de famílias com melhores condições estava em desvantagem.
De acordo com o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt, a recuperação da renda das famílias traz maior confiança na prospecção de gastos neste ano: “O setor está embalado pelos resultados positivos do Dia das Mães, que registrou alta no faturamento depois de três anos ruins. A intenção de compra à vista também é animadora, pois mostra que o consumidor está evitando comprometer a renda com prestações”, ressalta.

Forma de pagamento
A pesquisa revela que 66,7% pretendem comprar em dinheiro, 15% parcelar no cartão de crédito e 7,7% garantir o presente no débito. A preocupação com o preço é central (40%) para os consumidores, seguido pelo atendimento (27%) e pelas promoções (17%). Pelo menos 68,5% dos entrevistados pretendem fazer pesquisa antes de ir às compras.
O comércio de rua deve ser o principal destino dos catarinenses (70,6%), antes dos shoppings (20,9%) e internet (4,1%). Roupas, (46,0%), perfume/cosmético (15,4%) e calçados/bolsa (10,6%) lideram a preferência de compras.
Parte dos consumidores também pretende comemorar a data romântica com passeios: 42,3% vão almoçar/jantar em restaurante e 38,6% deve passar a data em casa.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA